domingo, 2 de fevereiro de 2014

O PRÓLOGO

Prólogo: É um termo usado na literatura designando uma introdução a uma história. E significa na Tragédia Grega, a parte anterior à entrada do coro e da orquestra, e na qual se enuncia o assunto da peça.

Todos os jovens se preocupam com as coisas; é parte natural e inevitável de crescer. Tudo bem, não sou mais tão jovem assim, por mais que ainda pipoquem espinhas e que o dente do siso goste de dar esporádico bom dia, os cabelos brancos continuam a brotar e me assustar, afinal, tenho menos de trinta anos e já localizei fios grisalhos na barba, barba essa que sempre jurei de pés juntos que jamais teria, porém a gente cresce e as coisas mudam.

Mas, como uma importante amiga costumava dizer, o crucial da vida são as oportunidades que ela traz, as portas que ela abre e isso é verdade! Porque, sem isso, o conhecimento em si é um beco sem saída. Precisei ser reprovado no primeiro exame vestibular para tomar coragem e inciar meus estudos de teatro. No teatro conheci pessoas incríveis e tive experiências mais gostosas que chocolates ou sorvetes caros. Foi ali que pude compartilhar, pela primeira vez, um texto escrito por mim e foi libertador. É libertador. Tenho orgulho de dizer que em absolutamente TODOS núcleos teatrais em que estive inserido, pude compartilhar algum texto escrito por mim, ou seja, cada um deles guarda, não um pensamento, mas um pedaço meu. Inclusive começo acreditar que em um dado momento da minha vida começarei a diminuir - ainda mais - de tamanho devido ao excesso de pedaços meus que compartilho por aí, mas diferente do que aprendemos em física (provavelmente estou falando bobagem), mesmo que distribua todos esses pedaços, eu não desapareceria, apenas me multiplicaria, mas acho que estou viajando...

Eu nem tinha completado quatorze anos quando terminei meu primeiro livro - tá não dá pra chamar de livro um texto com escrita pobre e erros grosseiros de português, no entanto ele foi importante pra mim e eu quero chamar de livro -, assim que escrevi "FIM" liguei para uma editora para saber como prosseguir, me orientaram a mandar o texto. Nunca mandei, mas melhorei a historia, criei personagens, tramas, uma trilogia, contudo nunca a terminei por definitivo. O que não significa que não tenha tentado. Até hoje nas noites de insônia, ao revirar para todos os lados da cama, me pego pensando no que fazer com a história. No fim das contas você acaba concluindo que é melhor deixá-la lá, que ainda não chegou a hora dela. Bem, isso foi há muito, muito tempo. Em dez anos muita coisa mudou, muitos livros foram lidos, ou seja, muitos pedaços de autores alheios foram dados a mim.

Conforme você vai ficando mais velho, as preocupações vão se reproduzindo, como Gremlins malucos e diabólicos. Uma hora você está procurando um site que te ensine a capturar todos os pokémon (não errei, pokémon não tem plural), e no minuto seguinte está procurando um site que te indique vagas de emprego, pois você encontrou o amor da sua vida e possui planos de casar, ter filhos e gatos que terão nome de gente. Bem, eu continuo procurando uma forma de conseguir todos os pokémon, mas também quero sair da casa dos meus pais, construir uma vida e me tornar um daqueles adultos maduros e interessantes dos filmes de comédia romântica. 

Cresci ouvindo a típica frase de efeito que "é impossível viver de arte no país do futebol", uma frase de efeito com duas mentiras: 1 - Sim, é possível viver de arte, é difícil, você pode passar fome, ter que se prostituir ou vender um rim, mas sobreviverá. 2 - Por mais que eu não goste, futebol também é arte. Na faculdade eu cursei Letras, quando meu sonho era fazer jornalismo ou Artes Cênicas. Foi uma graduação conturbada, troquei o inglês pela literatura, depois troquei a faculdade pelo teatro. Lembro de ter tirado um peso das costas quando me vi formado, mas o que aconteceria após isso? Existe coisa mais assustadora que expectativas? Ao mesmo tempo em que me via livre para estudar algo de meu interesse, a ideia entrava em conflito com a vontade de sair de casa e... me casar. Um libriano não pode ter conflitos! As decisões são o nosso fraco, conseguem nos derrubar mais que cachaça. Fiquei em estado vegetativo por um período interminável, procurando por empregos imbecis, usava a desculpa ilusória que eles me proporcionariam tempo e dinheiro para fazer minhas "atividades teatrais". O resultado disso tudo era um adulto frustrado e com a autoestima destruída, já que trabalhar com o que não gosta te transforma numa porcaria de profissional.

Bem, meu próximo passo será me dedicar exclusivamente a algo que faça com que me sinta importante, indispensável e, perdoem os mais pudicos, necessito priorizar algo que faça com que me sinta FODA! Ainda não estou, na verdade, onde gostaria de estar, mas já tenho certeza de onde gostaria de estar, o que pode parecer pouca coisa, mas não poderia ser possível meses atrás. Então tudo bem.

Tudo muito bem, mesmo. 

Todos os jovens se preocupam com as coisas; é parte natural e inevitável de crescer. Tudo bem, não sou mais tão jovem assim, por mais que ainda pipoquem espinhas e que o dente do siso goste de dar esporádico bom dia, os cabelos brancos continuam a brotar e me assustar, afinal, tenho menos de trinta anos e já localizei fios grisalhos na barba, barba essa que sempre jurei de pés juntos que jamais teria, porém a gente cresce e as coisas mudam. Quando dei adeus à barba, me senti mais garoto e é bem possível que, antes dos trinta, passe a usar aparelho dental, isso me deixaria com, no máximo, 22 anos. Mas já tenho quase 30 e gosto de pensar que estou muito mais maduro e indiferente em relação a essas coisas.

"Este poderia ser o primeiro dia de minha vida"

3 comentários:

  1. Jeremias aqui. Legal o texto! =D



















    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler aqui :)
    A vida real n é simples mas podemos fazer as coisas menos complicadas sempre. Boa sorte ae na tua carreira, na sua vida e com teu siso xD

    Atualize mais o blog!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ler aqui :)
    A vida real n é simples mas podemos fazer as coisas menos complicadas sempre. Boa sorte ae na tua carreira, na sua vida e com teu siso xD

    Atualize mais o blog!

    ResponderExcluir